A colheita de arroz atinge 62% da área no Rio Grande do Sul. Segundo boletim da Emater-RS, na semana passada, eram 50%. Em igual momento do ano passado, os trabalhos atingiam 64%. A média dos últimos cinco anos é de 62%.
A área cultivada está estimada em 889.549 hectares. A produtividade estimada é de 7.744 kg/ha, representando uma redução de 5,86% na projeção inicial.
A colheita do cereal evoluiu rapidamente pela terceira semana consecutiva. A finalização de ciclo em grande parte da área de cultivo e as condições favoráveis de períodos secos intercalados com chuvas permitiram a rapidez na operação. As lavouras em maturação são 31%, ensejando a manutenção do ritmo, pelo menos, por mais duas ou três semanas seguintes.
A produtividade permanece variável, conforme a disponibilidade de irrigação. Em lavouras onde foi possível manter a lâmina d’água até o final do ciclo, os volumes e o rendimento de engenho são excelentes. Já nas lavouras em que não foi possível fornecer corretamente a necessidade das plantas, os resultados são desfavoráveis, proporcionais à capacidade de suprimento de água nos talhões.
Por Agência Safras.