Tempo

Frente fria provoca mudanças significativas no tempo

Frente fria deve trazer chuvas irregulares para o Sul do país, com maiores acumulados previstos no Paraná, onde pode chegar a 70 milímetros

Uma frente fria está provocando mudanças significativas no clima da Região Sul do Brasil.

Após dias de sol e calor intenso, a região está enfrentando temporais, com volume de chuva diário acima de 50 mm em alguns pontos do Rio Grande do Sul, e queda acentuada das temperaturas, especialmente das máximas.

Segundo a previsão, a frente fria vai ficar semiestacionária na altura do norte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (13), enquanto a massa de ar frio atinge mais diretamente o sul do estado, onde há previsão de temperaturas mínimas em torno de 8°C na fronteira com o Uruguai até sexta-feira (14).

Além disso, o oeste de Santa Catarina e do Paraná também podem enfrentar chuvas fortes e temporais isolados nesta quinta-feira (13).

A previsão indica que algumas áreas nas regiões central e metropolitana do Rio Grande do Sul terão queda de temperatura máxima de 33°C para 19°C entre esta quarta e quinta-feira.

Frente fria deve trazer chuvas irregulares para o Sul do país

A frente fria deve trazer chuvas irregulares para o Sul do país, com maiores acumulados previstos no oeste do Paraná, onde pode chegar a 70 milímetros.

Essas chuvas podem gerar transtornos para atividades de campo e podem ser acompanhadas de ventos moderados a fortes, trovoadas, raios e eventual queda de granizo.

No entanto, após a passagem da frente fria, uma massa de ar seco e frio deve avançar pela região, garantindo tempo firme por alguns dias.

Essa massa de ar também irá derrubar as temperaturas, com um leve potencial para geadas fracas em áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As menores temperaturas devem ocorrer no feriado de Tiradentes.

Apesar disso, já há previsão de chuva novamente na região a partir do dia 22 de abril. Os maiores acumulados devem ser registrados no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros, o que pode gerar transtornos pontuais.

Com isso, é importante que as pessoas fiquem atentas às previsões meteorológicas e se preparem para os possíveis impactos causados pelas mudanças climáticas na região. É necessário estar sempre alerta e seguir as orientações das autoridades competentes para garantir a segurança pessoal e evitar prejuízos para a economia local.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.