Rio Grande do Sul

Governo do RS apresenta resultados positivos da missão à China

Uma das prioridades do governo do Rio Grande do Sul durante a missão foi pleitear a habilitação de cinco plantas frigoríficas

https://youtube.com/watch?v=5NtD0Iysf_

O Rio Grande do Sul foi o único estado brasileiro a participar da primeira missão do Brasil à China deste ano e o balanço da viagem foi apresentado na manhã desta quinta-feira (13).

Foram 11 dias de encontros e reuniões com 40 lideranças de diversos países, em três estados chineses.

Uma das prioridades do governo do Rio Grande do Sul durante a missão foi pleitear a habilitação de cinco plantas frigoríficas de aves e uma de bovinos, além de negociar a venda de carne suína com osso e miúdos, com o reconhecimento do Rio Grande do Sul como estado livre de febre aftosa sem vacinação.

A documentação está pronta e a expectativa é que haja esse reconhecimento com a presença do presidente Lula no país asiático nesta semana.

Entre os avanços da participação do governo gaúcho está o fato de um frigorífico de bovinos de Santa Maria estar na análise para habilitação.

O estado também é um grande produtor de noz pecan e tem um excedente de 3,5 milhões de toneladas que poderiam ser negociadas com a China. A safra no estado começa agora em abril e o país asiático é um grande consumidor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Ernane Polo, destacou que a participação na missão à China resultou em importantes avanços para o Rio Grande do Sul.