A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do estado (Seplan), divulgou os valores do Índice da Dinâmica Econômica Municipal (Idem ) das cidades baianas, destacando os municípios que tiveram melhor desempenho. De acordo com a análise, as cidades que registraram maior expansão econômica tiveram atividades relacionadas à agropecuária e à indústria.
O município de Pedro Alexandre, localizado no nordeste da Bahia, apresentou a maior expansão no indicador, com índice em 171,35%. Segundo a SEI, o crescimento foi determinado pelo aumento na produção de milho na cidade. Outros municípios que se destacaram foram, nesta ordem: Itiúba (138,69%), Coronel João Sá (81,94%), Itapebi (71,52%), Sobradinho (70,79%), Paulo Afonso (61,30%), Itapicuru (61,03%) e Brejões (51,27%). Os resultados são referentes ao ano de 2020, em comparação a 2019.
Ainda segundo a SEI, os resultados do Idem destacam a produção agrícola, em especial a cultura do milho, que devido às condições climáticas favoráveis no ano apresentaram boa produtividade. Também houve ampliação puxada pela indústria de geração de energia.
Por Carla Letícia, de Luís Eduardo Magalhães (BA)