Na safra 2022, o Paraguai triplicou o volume de suas exportações ao embarcar 4,6 milhões de toneladas de milho, ou seja, mais de 3 milhões de toneladas a mais que na safra anterior.
No período de exportação entre julho de 2022 e abril de 2023, foi confirmada uma produção recorde de 6,4 milhões de toneladas de cereais e rendimentos nunca vistos, destacou o relatório da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Grãos e Oleaginosas (Capeco).
Nesse sentido, a assessora de Comércio Exterior da Capeco, Sonia Tomassone, explicou que “ao contrário das safras anteriores, grande parte da produção nacional foi destinada a países fora do Mercosul, o que permitiu uma grande diversificação de mercados e deu um importante apoio às empresas de navegação e transportadoras terrestres pelo volume de carga gerado”.
Por sua vez, entre janeiro e abril deste ano, foi observada entrada de divisas de US$ 119 milhões, cerca de US$ 52 milhões a mais do que nos primeiros quatro meses de 2022. No mesmo período, o volume das exportações dobrou.
Agência Safras