Diversos

Temperaturas chegam a 6 ºC no Centro-Oeste; confira a previsão do tempo

Apesar do clima frio, previsão indica que a região não sofrerá com geadas; já o Norte receberá aproximadamente 100 mm de chuvas nesta quarta-feira (17)

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (17) e veja como o comportamento do clima irá impactar a produção agropecuária em todas as regiões do Brasil.

Sul

A previsão do tempo para a região sul do Brasil nesta quarta indica que haverá mais nebulosidade no leste de Santa Catarina e Paraná, enquanto nas outras localidades o tempo será ensolarado. Não há previsão de acumulados para hoje. Essas condições climáticas têm sido favoráveis para a colheita da primeira safra de milho na região, que já atingiu cerca de 87% de conclusão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto o Paraná está avançando para a reta final da colheita, com 93%. É importante destacar que nos próximos dias o tempo continuará frio, com mínimas variando entre 4 ºC e 6 ºC nas áreas de baixada, com baixo risco de geada fraca.

Sudeste

As projeções indicam tempo estável no Sudeste, sem chuvas nas regiões- com exceção da faixa litorânea, que apresentará mais nebulosidade. É importante ressaltar que o ar frio ainda permanece na região, com mínimas previstas de 2 ºC a 4 ºC em São Paulo, região serrana do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com baixo risco de geada fraca. Essas condições climáticas contribuem para a reta final da colheita da primeira safra de milho em Minas Gerais, que já atingiu 93% da área colhida. As lavouras de algodão apresentam bom desenvolvimento, devido à boa umidade no solo e ao tempo ensolarado, e a colheita se iniciará no final deste mês.

Centro-Oeste

O dia será ensolarado em grande parte das áreas, sem chance de chuvas, com nebulosidade apenas na faixa norte de Mato Grosso. O ar frio permanece na faixa sul da região, com mínimas previstas de 6 ºC a 8 ºC em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, mas sem risco de formação de geada. Apesar disso, o tempo estável deve contribuir para as operações em campo e tratamento fitossanitário. Em Goiás, a colheita da primeira safra de milho está atrasada. No mesmo período do ano passado, já estava na reta final, mas agora está em 45%. O tempo estável nos próximos dias contribuirá para o avanço da colheita do grão.

Nordeste

A previsão do tempo para hoje na região Nordeste do Brasil indica precipitação no Maranhão, centro-norte do Piauí, faixa norte e sul do Ceará, faixa central do Rio Grande do Norte e litoral da Paraíba, com acumulado de até 20 mm. No centro-sul da Bahia, a colheita do algodão já começou, mas apresenta baixa produtividade devido às chuvas irregulares. Em contrapartida, no sul do Maranhão, a lavoura se desenvolveu bem devido à boa umidade no solo e períodos ensolarados, estando agora na fase de formação de maçãs.

Norte

Há expectativas para chuva volumosa no noroeste e nordeste do Paraná e de Roraima, com volumes que podem chegar a 100 mm ao longo do dia. Já em áreas como Acre, Rondônia, faixa sul do Amazonas, sudoeste do Pará e centro-sul do Tocantins, o tempo deve ser mais firme. As lavouras de algodão em Tocantins estão em fase de formação de maçãs e apresentam boas condições de desenvolvimento, pois o solo ainda conta com boa umidade mesmo com períodos de estiagem mais prolongados.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.