Diversos

Mapa faz auditorias em indústrias de farinha de trigo no Paraná

O objetivo da ação foi garantir a qualidade dos produtos alimentícios produzidos no país para proteger a saúde dos consumidores

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou na semana passada auditorias fiscais em nove indústrias de farinha de trigo no Paraná. O objetivo da ação foi garantir a qualidade dos produtos alimentícios produzidos no país e proteger a saúde dos consumidores, uma vez que a farinha de trigo é um ingrediente amplamente utilizado na produção de pães, massas e bolos.

Durante as auditorias, foram coletadas amostras de farinha de trigo para verificação da conformidade do padrão de identidade e qualidade e para análise de resíduos de agrotóxicos e micotoxinas. As empresas auditadas produzem mais de 3 mil toneladas diárias de farinha de trigo.

A fiscalização das indústrias de produtos vegetais é uma das principais atribuições do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa. Ao longo do ano, mais auditorias serão realizadas na cadeia produtiva da farinha de trigo e em outras indústrias de produtos vegetais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros, relata Cid Rozo, chefe do Serviço de Auditorias e Certificação.

As auditorias fiscais são realizadas em todo o país e, neste ano, também já foram realizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Durante as ações, são verificados o cumprimento pelas empresas das normas e regulamentos exigidos pela legislação e avaliadas as condições de higiene e segurança dos alimentos nas fábricas.

A auditoria no Paraná contou com a participação de equipes de auditores fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Ceará e Distrito Federal.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.