O açúcar opera com preços mais baixos na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE). O mercado é pressionado pela valorização do dólar frente a outras moedas correntes e pelo ritmo negativo nos preços do petróleo. Além disso, a gasolina mais barata no Brasil depois de um reajuste promovido pela Petrobras também é fator de pressão para as cotações.
Os contratos com vencimento em julho/2023 operam a 25,63 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 0,28 centavo ou 1,08%. Na quarta-feira (17), o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações mistas. Os contratos com entrega em Julho/2023 encerraram o dia a 25,91 centavos de dólar por libra-peso, queda de 0,16 centavo (ou 0,61%) em relação ao fechamento anterior. A posição Outubro/2023 fechou cotada a 25,59 centavos (-0,54%).
O mercado se manteve em modo de consolidação depois de atingir máximas de onze anos em abril. As ofertas permanecem curtas, mas, segundo operadores, os preços não devem subir mais por conta disso, uma vez que os fundos estão relutantes em aumentar suas carteiras compradas.
O impacto do El Niño nas chuvas de monção da Índia nesta temporada deve ser limitado, uma vez que o fenômeno meteorológico está recém começando a se desenvolver. A Índia, segunda maior exportadora global de açúcar, prevê um regime de monções dentro da normalidade para 2023.
Com informações da Reuters.
Por Agência Safras