O acordo do corredor de grãos no Mar Negro foi prorrogado e permanecerá em vigor até 18 de julho, disse o ministro de Desenvolvimento Comunitário, Territórios e Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, em sua página no Facebook.
“O mundo continuará a receber produtos ucranianos graças aos esforços de nossos parceiros no acordo, a Turquia e a ONU”, ressalta. “Gostaria de registrar que a iniciativa do corredor esteve e está ativa, pois foi prorrogada em março por um período de 120 dias, até 18 de julho”, completou.
Kubrakov lembrou que, ao longo de abril, a Rússia não realizou por diversas vezes as inspeções necessárias nas embarcações do corredor, bloqueando o fluxo da região. “Enfatizamos que o corredor deve funcionar de forma eficaz. Para isso, é necessário eliminar os problemas que a Federação Russa vem criando ao sabotar inspeções e registros de novas frotas”, disse o ministro.
Por fim, Kubrakov ainda ressaltou que, no momento, cerca de 70 embarcações estão aguardando inspeções nas águas territoriais da Turquia. “Destes, 90% estão prontos para a entrega dos produtos agrícolas”, finalizou.
As informações são da APK-Inform.
Por Agência Safras