O plantio de trigo atinge 25% da área nos municípios que compõe o núcleo regional de Ponta Grossa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná. Segundo o economista Luiz Alberto Vantroba, os trabalhos estão atrasados devido à falta de umidade.
Em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, ele disse que a região estava há 37 dias sem receber chuvas, o que voltou a acontecer no fim de semana. “Agora vai deslanchar”, comemorou. “Na última semana, esperando pelas chuas previstas, o pessoal plantou no solo seco. Que bom que a previsão concretizou. As lavouras vinham sofrendo, mas acredito que agora vão se recuperar”.
A área plantada deve totalizar 160 mil hectares, abaixo do ano passado. Os resultados ruins da safra passada, especialmente em relação à qualidade, e os baixos preços atuais desestimularam os produtores. Além disso, há uma descapitalização generalizada devido às cotações atuais da soja. Mesmo assim, isso não deve influenciar no investimento para a safra de inverno, uma vez que “quem ficou é quem tem tradição no trigo”, conforme Vantroba.
Agência Safras