Plano Safra 23/24

O agronegócio precisa muito menos do governo do que outros setores, diz economista da Farsul

Ao Mercado & Companhia, o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, disse que a alta de 21,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022

Faltando menos de 30 dias para o anúncio dos recursos do Plano Safra 23/24, as entidades do setor estão na expectativa de qual será o valor liberado pelo Ministério da Fazenda e como o Ministério da Agricultura vai direcionar os recursos.

Ao Mercado & Companhia, o economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, disse que a alta de 21,6% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022 vai ser usada como argumento nas negociações dos recursos do Plano Safra.

“Acho que, em primeiro lugar, esses números demonstram que o agronegócio precisa muito menos do governo do que outros setores, né? Porque, afinal de contas, nós viemos praticamente sem Plano Safra já há um ano”, disse Luz.

“O PIB do Brasil cresceu 1,9% por causa do agro. A indústria entrou em recessão, estando no vermelho pelo segundo trimestre consecutivo”, prosseguiu.

Luz ainda reafirmou que o agronegócio brasileiro traz crescimento e riqueza ao país, dando sustentação em alguns setores da economia. “Porém, infelizmente, ele [o agronegócio] não tem a mesma reciprocidade e consideração que deveria ter para aquilo que traz ao Brasil”, concluiu.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.