COMPETIÇÃO

Café: concurso vai premiar os melhores do estado de São Paulo

O objetivo é agregar valor ao café regional, divulgando a diversidade de sabores e aromas das variedades produzidas nas lavouras paulistas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo anunciou esta semana as regras do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, uma iniciativa voltada para impulsionar a produção sustentável de grãos de alta qualidade nas principais regiões produtoras do estado.

O concurso busca premiar e incentivar agricultores que se dedicam a levar os melhores produtos para a mesa da população, por meio da implementação de práticas agrícolas inovadoras.

A atual safra de café em São Paulo apresenta um cenário otimista, impulsionado pelo grande volume de chuvas no início do ano.

Segundo estimativas do Instituto de Economia Agrícola, a safra 2022/2023 deverá alcançar a marca de 4,8 milhões de sacas, o equivalente a mais de 290 mil toneladas, representando um aumento expressivo de 9,2% em relação à temporada anterior.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, destacou a importância do concurso para a cafeicultura e o potencial da safra paulista. Ele ressaltou que o objetivo do governo estadual é agregar valor ao café regional, divulgando a diversidade de sabores e aromas das variedades produzidas nas lavouras paulistas, o que contribui para toda a cadeia produtiva.

Concurso Estadual Qualidade do Café São Paulo

O Concurso Estadual Qualidade do Café São Paulo tem como propósito reconhecer o sucesso e a dedicação dos produtores que investem em pesquisa, extensão rural, respeito ao meio ambiente e manejo sustentável para obter os melhores grãos.

A produção de café em São Paulo registrou um crescimento de quase 10% na estimativa da produtividade média do estado e, somente no período de janeiro a abril de 2023, foram contabilizadas exportações no valor de US$ 232 milhões.

Para participar do concurso, que tem como foco o aumento de emprego e renda na cafeicultura familiar, os cafeicultores paulistas podem se inscrever gratuitamente.

Os participantes devem enviar amostras dos cafés para serem avaliadas por especialistas em uma degustação às cegas.

Na última edição do concurso, aproximadamente 200 amostras foram submetidas, e a expectativa para este ano é superar a marca de 500 inscritos.

O prazo final para inscrições e envio das amostras nas Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATIs) Regionais é 15 de outubro.

As amostras serão codificadas após a inserção dos dados cadastrais em um sistema informatizado, que garantirá a confidencialidade das informações até a classificação final.

A premiação será distribuída em quatro categorias: Coffea arabica convencional preparado por via seca (café natural), Coffea arabica convencional preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado), Coffea arabica convencional preparado via fermentação induzida e Coffea arabica orgânico, independentemente do processo de preparação.

Todas as amostras que alcançarem uma pontuação mínima de 80 pontos, de acordo com a avaliação de qualidade global de cada categoria, receberão certificados e farão parte da Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, com divulgação no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.