A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia assinou um convênio para apoiar a inovação na rede municipal de ensino de Maracaju, em Mato Grosso do Sul. A proposta é oferecer uma abordagem diferenciada para trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental, baseada no conceito de aprendizagem profunda.
Com o convênio, Maracaju será a primeira cidade do país a adotar esse modelo educacional na rede pública de ensino.
A assinatura ocorreu no último sábado (10), na escola municipal João Pedro Fernandes, como parte das comemorações da 52ª Expomara e em celebração aos 99 anos de Maracaju, e contou com a presença do governador do estado, Eduardo Riedel.
Aprendizagem profunda
De acordo com a Fundação Nishimura, a aprendizagem profunda (profound learning) é um sistema capacitador que vai além do tradicional modelo de educação baseado no controle e comando. Criado por Tom Rudmik, um educador canadense, esse modelo dá ênfase à inovação e à criatividade, permitindo que os estudantes assumam o controle e a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, o que elevaria a motivação dos estudantes e a efetividade do sistema.
Para o superintendente-executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, essa metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Segundo ele, a parceria entre professor e aluno estimula a autonomia do estudante, levando à inovação ao mesmo tempo em que há domínio do conteúdo.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.