A produção de grãos na Ucrânia totaliza cerca de 46 milhões de toneladas, disse hoje (26) o Primeiro Vice-Ministro de Política Agrária e Alimentos, Taras Vysotskyy.
“A partir de hoje, a previsão é de média ponderação. Espera-se que cerca de 46 milhões de toneladas de grãos sejam colhidas. Isso, infelizmente, é menos do que no ano passado, a queda é de um número aproximado entre 5% e 7% “, disse Vysotskyy.
O Ministério da Agricultura do país também divulgou dados das exportações da temporada 2022/23 no dia de hoje. Até o dia 26 de junho, as exportações de grãos da Ucrânia ficaram em 48,4 milhões de toneladas, quatro dias antes do encerramento do ano comercial.
Ao mesmo tempo, ele enfatizou mais uma vez que, mesmo levando em consideração a redução especificada, o volume de grãos coletados será mais do que suficiente para atender às necessidades internas da Ucrânia, estimadas em aproximadamente 18 milhões de toneladas.
Mesmo coletando 46 milhões de toneladas, ainda é 2,5 vezes mais do que a necessidade doméstica. Portanto, atualmente não há risco de escassez de grãos para fins domésticos, enfatizou o Primeiro Vice-Ministro.
Deve-se notar que, em meados de abril deste ano, o Ministério da Agricultura esperava que a Ucrânia pudesse colher pelo menos 45 milhões de toneladas de grãos em 2023 e até 50 milhões de toneladas em condições climáticas favoráveis.
Agência Safras