O Ministério da Agricultura da Rússia não planeja cancelar o mecanismo de cotas de exportação de grãos na nova temporada, cuja validade em 2022/23 expirou na última sexta-feira (30).
Segundo o Ministério, a cota permite manter o nível exigido de grãos dentro do país e minimizar o aumento dos preços internos da farinha, pão, leite e carne.
Conforme previamente estimado pelo Ministério da Agricultura, será possível exportar cerca de 55 e 60 milhões de toneladas nesta temporada. Levando em conta o consumo doméstico entre 80 e 85 milhões de toneladas, os estoques de passagem podem chegar a cerca de 15 milhões de toneladas.
O comunicado do Ministério enfatiza que ainda é cedo para dizer qual será a cota em 2024, já que colheita só começou recentemente. Contudo, são pretendidas preparações de propostas sobre o tamanho da cota, já com base nos resultados da arrecadação e avaliação das necessidades internas do país, bem como o potencial de exportação na segunda metade da próxima safra.
Por fim, o Ministério da Agricultura da Rússia reforça que não tem planos de cancelar o mecanismo de cotas de exportação de grãos, mas pode fazer mudanças que se provarem necessárias.
Fonte: APK-Inform