A ausência de chuva e as altas temperaturas em partes significativas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste aumentam o risco de queimadas em áreas produtivas brasileiras.
Confira a previsão do tempo para as cinco regiões:
Sul
O tempo firme se espalha pela maior parte do Sul do país, com o frio persistindo na região. Porém, as geadas ficam mais restritas ao centro-sul gaúcho. São esperadas pancadas de chuva isoladas e sem grande volume nas áreas leste de Santa Catarina e do Paraná por conta da circulação dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.
Contudo, a tendência é que a partir de quinta-feira (20) as temperaturas voltem a subir gradativamente, eliminando o risco de geada em todo o Sul.
Cascavel (PR)
Quarta: 20ºC / 13ºC / Sol entre nuvens
Quinta: 22ºC / 14ºC / Sol entre nuvens
Sexta: 24ºC / 16ºC / Sol
Sudeste
O tempo segue instável na faixa leste da região devido ao avanço da frente fria em alto mar. O sistema pode provocar chuvas expressivas no Rio de Janeiro. Não se descarta o risco de transtornos, mas de forma pontual.
Já em São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva será irregular e sem grande intensidade. Nas demais áreas, o tempo firme predomina.
A nebulosidade na faixa leste da região deve perdurar até quinta-feira (20), quando as temperaturas voltam a subir gradativamente com aberturas de sol.
Uberaba (MG)
Quarta: 29ºC / 20ºC / Sol entre nuvens
Quinta: 27ºC / 19ºC / Sol entre nuvens
Sexta: 26ºC / 17ºC / Sol entre nuvens
Centro-Oeste
O tempo firme predomina no Centro-Oeste de forma generalizada. A expectativa é de sol e calor ao longo dos próximos dias. Com isso, a atenção fica para a baixa umidade relativa no centro-norte da região, já que as temperaturas podem chegar a 35ºC em Mato Grosso, favorecendo a ocorrência de queimadas.
Ponta Porã (MS)
Quarta: 23ºC / 12ºC / Sol entre nuvens
Quinta: 25ºC / 14ºC / Sol
Sexta: 27ºC / 17ºC / Sol entre nuvens
Nordeste
Persiste a situação de falta de chuvas no interior da região. As precipitações atingem somente a faixa litorânea, que podem passar de 100 mm no litoral da Bahia na mancha amarela do mapa acima. O alto índice pode causar transtornos, como alagamentos e deslizamentos.
Atenção, também, para as queimadas no interior da região. Isso porque as temperaturas máximas devem ultrapassar os 33ºC, com umidade relativa do ar abaixo de 30%, no oeste da Bahia e sul do Piauí, principalmente.
Jaborandi (BA)
Quarta: 31ºC / 16ºC / Sol entre nuvens
Quinta: 28ºC / 17ºC / Sol entre nuvens
Sexta: 27ºC / 16ºC / Sol entre nuvens
Norte
O tempo firme se espalha pela maior parte da região Norte do país, mas pancadas rápidas e sem grande volume ainda podem ser registradas na faixa norte do Amazonas, Pará e em todo o estado de Roraima e do Amapá devido à combinação entre calor e umidade.
No geral, o solo na região armazena boa umidade, com exceção do estado do Tocantins. Nesse estado, além da restrição hídrica, a baixa umidade relativa do ar com temperaturas que também devem passar de 33ºC potencializam o risco para queimadas na região.
Dom Eliseu (PA)
Quarta: 35ºC / 22ºC / Sol entre nuvens
Quinta: 34ºC / 21ºC / Sol entre nuvens
Sexta: 33ºC / 22ºC / Sol entre nuvens