O dólar comercial fechou em queda de 0,05%, cotado a R$ 4,7284. A moeda refletiu, ao longo da manhã, a tensão com o fechamento da Ptax. O mercado, contudo, segue à espera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre o novo valor da Selic (taxa básica de juros), na próxima quarta. No mês, a moeda teve desvalorização de 1,24%.
Para o sócio da Pronto! Invest Vanei Nagem, o dólar tende a recuar após o fechamento da Ptax e o real ganhar fôlego até a próxima quarta (2), dia do anúncio do valor atualizado da Selic.
Nagem entende que existem condições para um corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) na Selic, e a maioria do mercado já precifica isso. Para ele, a redução de 0,25 p.p. seria uma demonstração de “birra” do Banco Central (BC) com o governo.
De acordo com a Ajax Research, “lá fora, juros dos Treasury Bonds (títulos do Tesouro dos Estados Unidos) voltam a subir em linha com o movimento dos papéis europeus após os números elevados de inflação na zona do euro. Por aqui, investidores cautelosos no aguardo do Copom”.
O core da inflação na zona do euro, na leitura preliminar de julho, foi de +5,5% ante projeções de +5,4%.
Por Agência Safras