MATO GROSSO

Senar-MT terá mais de 800 ações entre cursos e oficinas em agosto

Capacitação é ofertada em parceria com os 94 Sindicatos Rurais do estado

Apicultura, cultivo de banana e mandioca e emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica são algumas das 800 ações educacionais previstas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para o mês de agosto. Os cursos e oficinas são realizados em parceria com os 94 Sindicatos Rurais do estado.

Apicultura em Mato Grosso Foto Senar-MT
Foto: Senar-MT

Somente sobre apicultura serão ofertados neste mês sete cursos, que devem ocorrer em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Confresa. Conforme o Senar-MT, o aluno será capacitado para realizar o manejo adequado na produção apícola, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas. O curso possui carga horária de 40 horas e exige idade mínima de 18 anos.

Capacitações para setor administrativo

As capacitações da programação mensal, pontua a entidade de aprendizagem, também envolvem o setor administrativo. Para Campo Novo do Parecis, Paranaíta e São Félix do Araguaia estão previstas três capacitações em Auxiliar Administrativo – Contabilidade Rural. Ela é voltada aqueles que pretendem trabalhar nos escritórios das empresas rurais. Os participantes aprenderão sobre o registro de entrada e saída de documentos, de acordo com as exigências legais.

Nos municípios de Carlinda, Juruena e Barra do Garças receberão ações de aprendizagem para a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica. O curso terá quatro horas de carga horária e serão apresentados o sistema, as funcionalidades e informações acerca das taxas do Indea, Fesa e Fethab.

Senar-MT
Foto: Senar-MT

Senar-MT e Sindicatos terão oficinas de alimentos

Entre as oficinas previstas para o mês de agosto estão as voltadas para a produção de alimentos. Linguiça cuiabana e toscana, cortes e desossas de ovinos, desossa de leitão, produção de kafta, confecção de bainha de faca em couro bovino são algumas deles. Ao todo, segundo o Senar-MT, são mais de 30.

O Senar-MT ressalta que as ações educacionais não possuem custo à população.

Os interessados em realizar estes ou outros treinamentos devem entrar em contato com o Sindicato que atende a sua localidade, para verificar datas e locais das atividades. No site do Sistema Famato é possível encontrar o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso (confira aqui).

 

Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)

____________________

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.