A produção de levedura de cana para o setor de nutrição e saúde animal possui uma matriz riquíssima. O organismo possui propriedades funcionais de alto impacto na produtividade sendo usado como principal aditivo na produção de rações para aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, cães, gatos, dentre outros animais.
A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, iniciou a sua produção em uma nova fábrica, no município de Nova Olímpia, em Mato Grosso.
A planta, que é a maior do estado no segmento de produção de leveduras, faz parte do planejamento de expansão e diversificação do portfólio de produtos da companhia. A unidade contou com um investimento de aproximadamente R$ 53 milhões.
O CEO da Uisa, José Fernando Mazuca Filho, estima que a movimentação deva colocar a empresa entre os maiores players nacionais de produção de levedura.
“Este momento consolida o posicionamento da Uisa em se tornar uma das biorrefinarias mais integradas do Brasil, com uma cadeia de produção focada na maximização da sustentabilidade e economia circular. A planta de levedura já é considerada a maior do estado de Mato Grosso”, diz Mazuca.
Desta forma, o aditivo usado na alimentação animal marca a entrada da companhia no segmento. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram produzidas 20,5 milhões de toneladas de ração, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).
Ainda segundo o órgão, para este ano, a previsão de alta supera os 2%, com destaque para o setor de cães e gatos, suínos e aquicultura.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.