A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) assinaram um convênio de R$ 4,6 milhões, nesta segunda-feira (21), na abertura da 16ª ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
O convênio tem o objetivo de fortalecer a posição do Brasil no mercado global pecuário, buscando novos mercados e ampliando oportunidades comerciais para o zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva.
“Este é o maior convênio que a ApexBrasil já assinou com a ABCZ. E é apenas o início dessa colaboração que se fortalecerá ainda mais. Essa parceria é de suma importância para o Brasil, para que possamos aumentar as exportações, atrair mais investimentos e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas, como deseja nosso presidente Lula e nosso vice-presidente Geraldo Alckmin”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Desde 2003, as duas instituições trabalham no projeto setorial Brazilian Cattle, promovendo a pecuária brasileira no âmbito global.
“Quero agradecer ao presidente Jorge Viana, da ApexBrasil, por entender a importância de levar nossa genética de excelência para todo o mundo. A confiança e a parceria da Apex são fundamentais para essa missão. Estamos juntos neste compromisso”, afirmou Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.
A ABCZ é responsável por fomentar as raças zebuínas e gerenciar o registro genético de cerca de 600 mil animais todo ano.
Com o maior acervo de informações sobre zebu, ela coordena eventos globais, como a ExpoZebu e a ExpoGenética, que reúnem especialistas internacionais.