Também serão prestados serviços previdenciários, como encaminhamentos de aposentadoria. Os atendimentos serão realizados de 8h às 18h, nas sedes dos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios visitados. De acordo com a programação, os municípios que recebem o mutirão na primeira etapa de 2011 são: Campo Grande, Alegrete, Francisco Macedo, Vila Nova e Padre Marcos.
A ação visa estimular e promover a autonomia das mulheres do campo. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), criado em 2004, permite que a população do meio rural tenha acesso a políticas públicas e ao cumprimento de seus direitos constitucionais.
Os trabalhos são realizados sob a coordenação da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE), do MDA, do Incra/MDA e fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
Os mutirões de documentação são executados pelas Delegacias Federais do MDA e pelas Superintendências Regionais do Incra. Contam, ainda, com as parcerias do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Receita Federal, prefeituras, sindicatos rurais, igrejas, fóruns e movimentos sociais ligados às trabalhadoras rurais.