Polo produtor de cachaça em São Paulo quer colocar o produto na rota dos turistas

Bebida é a segunda na preferência do brasileiro, atrás apenas da cervejaO primeiro registro de fabricação de cachaça no Brasil data de 1536. Atualmente, são cerca de 30 mil empresas que produzem mais de cinco mil marcas. A bebida é a segunda na preferência do brasileiro, atrás apenas da cerveja. E, no Estado de São Paulo, um importante polo produtor quer colocar o produto ainda mais no caminho dos turistas.

No Estado de São Paulo, o principal polo produtor é o chamado Circuito Das Águas. Na região se produz cachaça desde 1905, com um volume de 900 mil litros por ano. Parte sai de Monte Alegre do Sul. O município tem cerca de 7 mil habitantes e quase 50 alambiques, pequenos e artesanais. Alguns são filiados à Associação dos Produtores. A entidade existe desde 2003 para dar suporte às cachaçarias.

A produção de cachaça pode ser um negócio familiar. O alambique da família de Nino Camparini existe há três gerações. O avô dele começou em 1932, passou para o pai e hoje é ele que gerencia o negócio, produzindo de 800 a mil litros por mês. 

Ramses Peres produz 1.500 litros por anos. Ele cuida de todo o processo, da moagem da cana até a retirada da bebida, e garante que tem um diferencial, a fermentação. Ao invés de utilizar produtos químicos, ela é à base de frutas.

Um roteiro para que os turistas possam conhecer essas áreas de produção no Circuito das Águas está sendo preparado em parceria da Associação dos Produtores com as prefeituras dos municípios que integram o polo turístico. O novo roteiro deve começar em agosto.