O líder do PT e do bloco de apoio ao governo (PT, PR, PDT, PSB, PCdoB e PRB), senador Humberto Costa (PE), disse esperar que tanto o bloco quanto outros partidos que apoiam o governo votem unidos em favor da proposta. Ele contabiliza 54 votos favoráveis aos R$ 545 – incluído aí o voto do senador Paulo Paim (PT-RS), que tem feito gestões em torno de uma alternativa ao projeto.
Como o bloco de apoio tem 30 senadores, os votos restantes deverão vir de partidos que fazem parte da coalizão, mas não estão integrados num bloco específico no Senado, como o PMDB, que tem 20 senadores.
? Sabemos como será o resultado da votação no Senado Federal, assim como sabíamos qual seria o resultado da votação na Câmara dos Deputados ? afirmou Paim, em entrevista coletiva após a reunião com as centrais sindicais, na tarde dessa terça, dia 22. Ele não quis, entretanto, adiantar como votará.
? O governo tem maioria esmagadora. Há solidariedade ao governo; certamente seremos derrotados, mas manteremos nossa posição ? afirmou, por sua vez, o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR).