MG terá núcleo de pesquisas para variedades tropicais de trigo

Objetivo é estimular o potencial da região de Cerrado para produção do cerealUma fazenda de 96 hectares, em Uberaba (MG), será sede do Núcleo Avançado de Pesquisa de Trigo Tropical, a ser criado para desenvolver cultivares e sementes da cultura adequadas ao plantio no Cerrado. O centro será fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a Embrapa Trigo e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Epamig).

A proposta de criação de um novo pólo produtor no país foi apresentada ao governo federal por meio do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Trigo de Minas Gerais (Comtrigo). O objetivo é estimular o potencial da região de Cerrado para produção do cereal e reduzir a dependência que o Brasil tem das importações.

A partir deste mês, o grupo de trabalho do Ministério da Agricultura, liderado por Lindomar Lopes, coordenador do Comtrigo, iniciará os contatos com as secretarias de Agricultura de outros Estados envolvidos. Será apresentado o projeto de implantação do novo pólo produtor de trigo e estabelecidas parcerias com as entidades representativas interessadas no desenvolvimento do programa.

Em Minas Gerais, a produção de trigo gira em torno de 100 mil toneladas por ano, enquanto o consumo anual do Estado está estimado em 900 mil toneladas.

? Em Minas, o trigo é cultura de inverno, plantado antes das culturais tradicionais de verão (milho e soja). É excelente alternativa para a rotação de culturas ? explica Lopes.

Na avaliação dele, outro ponto que favorece a produção mineira é a comercialização, pois o trigo é colhido na entressafra brasileira e argentina, com um mercado comprador e preços mais competitivos. O Alto Paranaíba, o Triângulo Mineiro e o noroeste de Minas Gerais são as principais regiões produtoras do Estado.