Governo encaminha adesão do RS ao sistema unificado de sanidade agropecuária

Secretário da Agricultura pediu um repasse de R$ 3,5 milhões pelo governo federalO secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, entregou, nesta terça-feira, ao ministro Reinhold Stephanes, o projeto oficial de adesão do Rio Grande do Sul ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O projeto prevê um cronograma de adesão que começaria em outubro deste ano pela implantação das regras do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A maioria das ações está prevista para o próximo ano, e devem ser encerradas em

Junto com a entrega do documento, Machado destacou a necessidade de repasse de R$ 3,5 milhões pelo governo federal. Os recursos servirão, segundo o secretário, para compra de equipamentos, veículos e despesas com diárias e deslocamento. Como contrapartida, o Estado chamará 80 novos médicos veterinários e realizará concurso público para contratação de 250 agentes administrativos.

Com a adesão do Estado, a Secretaria da Agricultura passaria a auditar todos os municípios que também solicitassem a equivalência. Há 202 municípios com Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no RS. Todos são candidatos naturais ao Suasa.