Governo autoriza elevação do nível de água de reservatório em RO

Solicitação de hidrelétricas veio depois que foi identificado um erro do IBGE no cálculo de um indicador que baliza o nível de águaO governo terá de resolver a disputa entre as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), sobre o aumento da potência de geração das duas usinas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça, dia 1, a elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio, medida que pode inviabilizar a proposta dos sócios de Jirau de incluir mais seis turbinas. Caberá ao Ministério de Minas e Energia resolver o impasse.

Os sócios das usinas apresentaram à Aneel propostas de elevação do potencial de geração de eletricidade dos dois empreendimentos. Como as hidrelétricas serão construídas no mesmo rio, a elevação do nível de água represada por Santo Antônio afetará a capacidade de aumento de geração de Jirau, que fica na parte superior do Rio Madeira.

A elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio foi autorizada porque sem isso a usina não teria como entregar a energia acertada no contrato de concessão, assinado em 2008.

? Com um nível de água mais baixo, perderíamos de 70 a 80 megawatts de energia ? disse Ricardo Barbi Costa, diretor comercial da Santo Antônio Energia.

A elevação foi pedida depois que foi identificado um erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cálculo de um indicador que baliza o nível de água do reservatório. A capacidade da hidrelétrica de Santo Antônio será de 3.150 megawatts (MW) de energia, com geração média de 2.140 MW.

A usina é controlada por Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez, Cemig, Banif e o fundo de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Jirau produzirá um máximo de 3.450 MW e é controlada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), grupo que reúne GDF Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf.