Nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) vai assinar termo de cooperação técnica com a Embrapa Trigo e a Epamig para a instalação do núcleo, numa fazenda de 96 hectares. O centro de pesquisa é a continuação das ações que vêm sendo executadas pela câmara setorial do trigo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a criação de um polo de produção da cultura nos estados do Brasil Central.
A proposta de criação de um novo polo produtor no país foi apresentada ao governo federal por meio do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Trigo de Minas Gerais (Comtrigo), desenvolvido pela Seapa. O objetivo é estimular o potencial da região de Cerrado para produção de trigo, e reduzir a dependência que o país tem das importações, especialmente da Argentina, de onde vêm 90% do trigo consumido.
? É uma atividade que estamos implantando em Minas Gerais para ampliar nosso leque de produção de grãos, oferecendo novas alternativas para o produtor mineiro ? afirma o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.