Plantio de milho safrinha atrasa no Paraná

Área cultivada deve ficar 50% maior que no ano anteriorO sol que beneficia a região oeste do Paraná desde terça, dia 1º, injetou ânimo no plantio de milho safrinha. Segundo a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, de atuação em 17 municípios, o plantio atinge 60% da área até esta sexta, dia 4, mas já deveria estar em 90%.

Apesar do atraso, a expectativa é que os produtores consigam plantar toda a área prevista, de 61 mil hectares, um incremento de 50% sobre a temporada anterior, quando a Cooperativa atuou em 41 mil hectares de milho safrinha.

? Se o tempo continuar firme como marca a meteorologia, essa área vai se confirmar. O produtor já tem semente comprada, fertilizante, e como o preço está bom, vai arriscar ? afirma Sérgio Dalla Costa, coordenador técnico na Coopavel.

O plantio de milho safrinha na área de ação da Cooperativa vai até 15 de março. Levantamento do Departamento de Economia Rural-DERAL, do Paraná, divulgado nessa segunda, dia 28, indicou plantio de milho safrinha de 28% para o Estado. Das lavouras semeadas, 49% estão em germinação, 48% em desenvolvimento vegetativo e 3% em floração. As condições de desenvolvimento das lavouras de milho oscilam entre médias (1%) e boas (99%).

O Deral prevê plantio de 1,57 milhão de hectares com o milho segunda safra no Paraná. A produção, por sua vez, está estimada em 6,86 milhões de toneladas, 1,3% acima da última temporada quando o estado colheu 6,77 milhões de toneladas.