Granol é líder em leilão de biodiesel e vende capacidade total

Empresa ficou com uma fatia de 16,83% do total comprado pela PetrobrasA Granol foi a principal vendedora de biodiesel no mais recente leilão de compra do governo, realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). A empresa, tradicional processadora de soja brasileira, ficou com uma fatia de 16,83% do total comprado pela Petrobras, um volume de 111,11 milhões de litros de biodiesel. Essa quantia representa 99,80% de sua capacidade instalada.

A empresa vendeu 14,64% do total durante o 21º leilão e este porcentual subiu para os 16,83%, depois que a ADM teve seu selo social suspenso e perdeu os lotes comercializados, que passaram aos segundos colocados de cada lote. A empresa possui duas usinas de biodiesel, uma localizada em Anápolis (GO), e outra em Cachoeira do Sul (RS).

O biodiesel vendido no leilão será entregue no segundo trimestre deste ano para ser misturado a uma proporção de 5% no diesel mineral, o B5. A decisão da ANP ainda não foi homologada, o que deverá acontecer nos próximos dias. Com a venda de 111,11 milhões de litros, a Granol ganhou quase o dobro da segunda colocada no leilão, a Caramuru, que comercializou 60 milhões de litros. No leilão anterior, realizado no final de 2010, a Granol havia vendido 70 milhões de litros.

O preço médio obtido no leilão atual foi, contudo, menor que o registrado anteriormente, ficando em R$ 2,046 por litro, de R$ 2,29 por litro, ou seja, queda de 10,65%.

? A queda de preços deveu-se ao aumento da oferta de matéria-prima, que é bastante grande no segundo trimestre, com a entrada da safra da soja ? explica a diretora financeira da Granol, Paula Cadette.

Segundo ela, as empresas foram muito mais agressivas neste último leilão já que, além do fato da entrada da safra de soja, o número de ofertantes e a capacidade instalada estão cada vez maiores.

? O setor já possui capacidade instalada para B10, mas um aumento da mistura ainda é incerto ? disse Paula.

Este excesso de oferta deve continuar contribuindo para que os preços sigam deprimidos nos próximos leilões. Mesmo com a maior competitividade da Granol frente às outras empresas, em função de ser uma processadora de grãos, a líder dos leilões tem visto uma redução de suas margens.

A empresa acabou de divulgar investimentos na construção de uma esmagadora de soja em Tocantins. Porém, Paula informa que ainda não há planos de construção de uma usina de biodiesel vinculada à esmagadora na região. Segundo ela, investimentos em usinas de biodiesel ainda dependem do aumento na obrigatoriedade do biodiesel no diesel, que permita absorver a capacidade instalada nacional. Para a diretora, os atuais aumentos de preço do petróleo devem favorecer a decisão de aumentar a obrigatoriedade da mistura.

? O setor realmente depende desse aumento para se manter viável.