Reunião em SC trata da obrigatoriedade de licenciamento ambiental para arroz irrigado

Proposta foi gerada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SustentávelExigências de licenciamento ambiental, cadastro ambiental ou autorização ambiental para pomares, reflorestamentos e arroz irrigado devem ser canceladas até dezembro de 2011. A reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada nesta sexta, dia 4, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em Florianópolis, apreciou a proposta da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O tema foi apresentado ao Conselho pelo Diretor Geral Secretaria de Agricultura, Airton Spies. Ele demonstrou à plenária que o não cumprimento da legislação ambiental leva ao impedimento de crédito, por parte do Banco do Brasil, para as três culturas. A situação atingiria 25 mil famílias rurais catarinenses, com especial reflexo na produção de arroz irrigado, que já sofre com baixos preços de mercado e perdas provocadas pelas inundações de janeiro último.

Segundo deliberação dos Conselheiros, a proposta segue para as Câmaras de Assuntos Florestais e de Assuntos Jurídicos da instância, que devem apresentar seu parecer, a ser apreciado pela plenária em reunião extraordinária.

Regulamentação

Outro tema importante apreciado na reunião foi a minuta do decreto de regulamentação da Lei 15.133, de janeiro de 2010, referente ao Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Já existe dotação orçamentária estadual de pelo menos R$ 6,9 milhões para aplicação da Lei, dependendo apenas da regulamentação.

Agora a minuta segue para a Assessoria Jurídica da SDS, que tem prazo de 30 dias para se manifestar. O mesmo prazo foi concedido aos Conselheiros para enviarem à secretaria executiva do Consema sugestões de alterações no documento.