Rio Rural e Emater incentivam produção de leite com qualidade em microbacias do RJ

Produtores constataram a importância da higiene na ordenha, e a relação direta com o aumento de qualidade e produçãoA melhoria da qualidade do leite valoriza o produto e contribui para aumentar a produção no Estado. Para conhecer novas técnicas que comprovam a relação direta entre higiene na ordenha e o aumento da qualidade e produção, mais de 120 produtores de microbacias hidrográficas das Regiões Norte, Noroeste e Serrana se reuniram na última semana, em Conceição de Macabu (RJ), com técnicos da secretaria estadual de Agricultura, Cooperativa de Laticínios do município e Embrapa.

Na ocasião os pequenos produtores puderam constatar a importância do kit higiene de ordenha, que ajuda a diminuir a incidência de mastite bovina, doença contagiosa que onera a atividade e compromete a produção. Adquiridos com recursos do programa Rio Rural, os kits de ordenha manual são uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite e serão distribuídos para produtores que estiverem dispostos a servirem de exemplo em todo o Estado do Rio de Janeiro.

O gerente estadual de Bovinocultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Rio (Emater-RJ), Jorge Ronaldo Corrêa Machado, informou que está em fase de elaboração uma parceria com a Embrapa Gado de Leite para o fornecimento de mais de 80 kits para implantação em novas unidades demonstrativas nas propriedades localizadas nas microbacias.

Segundo ele, a secretaria de Agricultura vem realizando um longo trabalho na pecuária de leite do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo diferentes ações que visam, sempre, a melhoria da qualidade de vida dos produtores fluminenses.

? Inicialmente serão 22 propriedades demonstrativas, onde vamos implantar além do uso do kit de ordenha, outras técnicas de manejo como controle de sanidade do rebanho, custos da produção e melhoria da alimentação dos animais e das pastagens ? acrescentou.

A última etapa do processo será a implantação das unidades demonstrativas que vão comprovar a relação direta entre a higiene de ordenha e o aumento da qualidade e da produção do leite. Para o produtor Paulo de Sá Carvalho, que já recebeu o seu kit, os resultados são imediatos.

? Em três dias de uso, consigo comprovar que meu leite está diferente ? informou.

O encontro com os produtores integra ações da pecuária leiteira, utilizadas em microbacias hidrográficas pelo Rio Rural, através da Emater-Rio, em parceria com a Embrapa Gado de Leite.

Para o técnico da extensão rural Flaviano Leal de Souza, que trabalha na execução do programa em Conceição de Macabu, a reunião foi um importante passo para alcançar os objetivos propostos.

? Os produtores ficaram muito impressionados com a simplicidade do uso do kit. Acredito que eles não terão dificuldades em utilizar ? afirmou.

Durante o evento, a Embrapa também treinou agricultores para o uso correto do equipamento e vai realizar a análise do leite produzido, visando acompanhar sua qualidade.