O faturamento das indústrias, que em 2010 chegou a cerca de R$ 30 milhões, deve seguir a mesma tendência. Mas algumas empresas esperam faturar ainda mais, aproveitando a alta demanda do mercado e o clima da festa neste ano: o domingo de Páscoa ocorre em 24 de abril, em pleno outono.
? O clima vai ajudar. Até lá, contamos com uma temperatura média bem mais baixa para acelerar as vendas ? avalia a gerente de marketing da Chocolates Caracol, Aline Herrmann.
Com quatro lojas próprias e 18 unidades licenciadas, a empresa espera fechar o balanço da Páscoa com um volume de vendas 20% superior a 2010. A produção deve se estender até a quinta-feira antes da festa.
O otimismo se espalha para a Prawer, uma das mais tradicionais fabricantes de chocolate de Gramado. A empresa espera aumentar em 15% o seu faturamento nesta Páscoa, chegando a um volume de produção de 10 toneladas. Com cinco lojas próprias e 25 licenciadas em todo o país, a fabricante encerra a produção na próxima semana e concentra sua atividade na logística de distribuição.
? É um produto delicado e que precisa de muito cuidado na entrega ? diz a assistente de marketing da empresa, Ana Lúcia Barros.
Vice-presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), Altanísio Ferreira de Lima entende que a perspectiva do ano é muito boa. Segundo Lima, o setor gerou cerca de 300 empregos temporários na Serra desde o final de novembro, quando a produção começou. A maioria das empresas trabalhou em dois turnos em janeiro e fevereiro. Entre 5% e 10% desses empregos devem ser mantidos.
? Grande parte das empresas deve seguir nesse ritmo até uma semana antes da Páscoa ? afirma Lima.