Basf pretende vender participação na companhia de fertilizantes K+S

Transação pode ser avaliada em cerca de US$ 1,4 bilhãoA química alemã Basf anunciou nesta quinta, dia 10, que planeja vender toda sua participação na companhia de fertilizantes K+S, numa transação que poderia ser avaliada em cerca de US$ 1,4 bilhão. O objetivo da Basf é "otimizar" seu balanço e reduzir a dívida.

Em comunicado, a Basf afirmou que pretende vender sua participação de 10,3% na K+S, o equivalente a 19,7 milhões de ações, para investidores institucionais. O Bank of America Merrill Lynch vai conduzir a venda das ações. Em valor presente, a participação da Basf na K+S é avaliada em 1,07 bilhão de euros. Nesta quinta, as ações da K+S fecharam em queda de 1,83% na Bolsa de Frankfurt. Um porta-voz da K+S afirmou que a companhia “tomou conhecimento” e respeita a decisão da Basf.

Em novembro, a agência de classificação de risco Moody’s confirmou o rating A1 da Basf, com perspectiva negativa, dizendo que a maior companhia química global aumentou os níveis de sua dívida progressivamente, como um resultado das aquisições.

A dívida da Basf totalizou 13,5 bilhões de euros no fim de 2010. Em dezembro, a empresa fechou a compra da Cognis em um acordo de 3,1 bilhões de euros.