Fipe reduz previsão de inflação para março em SP

Para coordenador da fundação, alimentação teve redução acima do previsto e ICP deve ficar em 0,38%O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Antonio Evaldo Comune, informou nesta sexta, dia 11, a redução, de 0,40% para 0,38%, da expectativa de inflação na cidade de São Paulo para o mês de março. Para o ano, o Banco Central também reduziu a expectativa para 5,78%.

Ele afirmou que a revisão na previsão está diretamente ligada ao melhor resultado do indicador na primeira quadrissemana do mês, quando a taxa foi de 0,44% ante alta de 0,60% verificada no encerramento de fevereiro. Foi a variação menos expressiva para o IPC desde a alta de 0,35% da terceira quadrissemana de setembro de 2010.

De acordo com Comune, a variação de 0,44% da primeira quadrissemana de março ficou abaixo da aguardada pela Fipe. O instituto trabalhava com uma expectativa de avanço de 0,54%. O resultado também foi inferior ao esperado pelo mercado financeiro, já que alguns analistas previam avanço de 0,50% a 0,59%.

? O grupo Alimentação caiu mais do que eu esperava ? justificou o coordenador.