Agricultores familiares do Ceará participam de oficinas de desenvolvimento rural

Objetivo é facilitar acesso dos pequenos produtores do Estado às diversas políticas públicasCerca de 700 agricultores familiares de todas as regiões do Ceará serão o público de 35 oficinas sobre políticas públicas realizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Emater-CE). Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as oficinas começam na segunda quinzena de março de seguem até agosto deste ano e fazem parte da Rede Temática de Metodologias Participativas da Emater-CE. O objetivo é facilitar o acesso dos agricultores familiares cearenses às di

Durante os eventos serão debatidas as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), o garantia safra, o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF).

Haverá capacitação de agricultores e apresentação de programas de apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar como o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), preços mínimos e renda não-agrícola.

Cada oficina tem a duração de dois dias e os extensionistas da Emater-CE serão os facilitadores e responsáveis pela apresentação dos temas específicos de cada região do Estado. No mês de março, serão realizadas oficinas nos municípios de Crateús, Tauá, Canindé, Quixeramobim e Itapipoca; no mês de abril, as oficinas serão em Camocim, Aracati, Iguatu, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Sobral, Baturité e Tianguá.