A promoção do Sabores/RS é do programa Juntos para Competir, em parceria com a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O programa é impulsionado pelo Sebrae/RS ? por meio do Programa Cordeiro de Qualidade Arco e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Vitivinicultura da Serra Gaúcha ?, pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senar).
Conforme a técnica do Sebrae do Rio Grande do Sul Fabiana Kellermann de Freitas, gestora do projeto bovino-ovino-caprino-cultura na região central do Estado, a rodada de negócios realizada no evento foi uma excelente forma de introduzir a carne produzida pelo grupo no mercado da região.
? O Programa Cordeiro de Qualidade Arco quer exatamente apresentar ao mercado uma carne com sabor diferenciado, macia, mais nutritiva e produzida com padrões de sanidade e qualidade, diferenciando-se de concorrência de países vizinhos, por exemplo ? destacou.
Da mesma forma, 16 vinícolas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Santa Maria, atendidas pelo APL Vitivinicultura da Serra Gaúcha, também desejam ampliar a comercialização de seus produtos no Estado.
? Promovemos diversas ações de divulgação no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas esquecemos que os estabelecimentos gaúchos estão preferindo os vinhos e espumantes importados ? disse a gestora do APL Vitivinicultura da Serra Gaúcha, Raquel Rohden.
A intenção do grupo, conforme ela, é que nos principais restaurantes, hotéis e bares da região os consumidores possam beber bons vinhos produzidos no Rio Grande do Sul.
Em função disso, durante o Sabores do Rio Grande, especialistas em vinhos da Escola de Gastronomia da UCS treinaram os garçons das empresas participantes para repassar instruções sobre como servir um bom vinho, qual a temperatura ideal de consumo, que variedades são produzidas no Estado e qual a melhor combinação com pratos.
O empresário Roberto Battistello, de Bento Gonçalves, está otimista com a sua segunda participação no evento.
? No ano passado não tínhamos tanta experiência, mas agora estamos mais bem preparados com vinhos de qualidade e com baixo valor agregado para apresentar para os santa-marienses ? destacou.