Paquistão terá aumento de até 17% no preço do açúcar

Aumento ocorre após o preço de venda das usinas ter sido tarifado em 8%Uma recente mudança no cálculo do imposto sobre vendas deve aumentar o preço do açúcar entre 10% e 17% no Paquistão. A medida pressiona ainda mais a inflação paquistanesa, segundo o presidente da Associação das Usinas de Açúcar do Paquistão, Javed Kayani.

Segundo o presidente, o aumento vai ocorrer após o governo ter optado, na semana passada, por fixar a tarifa sobre as vendas em 8% do preço vigente das usinas. Anteriormente, a mesma taxa era cobrada sobre um valor estável de 28,88 rupias paquistanesas por quilo. Um tributo separado que incide sobre o açúcar também foi recentemente elevado de 1% para 2,5%, o que acentuará a alta dos preços.

A Associação estima a produção doméstica até 28 de fevereiro em 3,1 milhões de toneladas, segundo Kayani. O país deve produzir outras 750 mil a 800 mil toneladas de açúcar refinado antes da temporada de moagem terminar em março, acrescentou ele.

O índice de preços ao consumidor paquistanês em fevereiro subiu 12,91% compardo ao mesmo período de 2010, enquanto o de alimentos e bebidas, cujo peso é de 40%, aumentou 17,72%. As informações são da Dow Jones.