Consenso sobre Código Florestal exigirá grande esforço, admite relator

Inúmeras reivindicações vão exigir um amplo entendimento entre os parlamentaresO relator da proposta que altera o Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), afirmou nesta quarta, dia 23, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que será necessário um grande esforço dos parlamentares para conseguir o tão desejado consenso em torno do substitutivo. O texto já foi aprovado em comissão especial e está pronto para ser votado pelo Plenário.

A constatação, segundo Rebelo, decorre de inúmeras reivindicações feitas recentemente por governadores de Estado e por órgãos representativos de diversos setores da sociedade, como associações de produtores rurais e organizações não governamentais.

? Nesta semana recebi uma carta do governador do Piauí em que ele afirma que a proibição de criação de novas áreas agricultáveis por cinco anos, como está previsto no meu relatório, será extremamente prejudicial para a produção agrícola piauiense ? disse o deputado.

Ao comentar o resultado de visitas feitas a Estados como Acre, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, Rebelo disse ainda que o governador do Acre, Tião Vianna, já teria inclusive criado um grupo de trabalho para analisar a possibilidade de anistiar os produtores familiares do Estado.

? Fui informado de que um assentado da reserva Chico Mendes teria cometido suicídio por não ter condições de pagar as multas impostas por órgãos fiscalizadores ? afirmou.