Embrapa cria unidade de gestão territorial em Campinas

Nova estrutura funcionará administrativamente nos moldes de outras unidades de serviçoA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai criar um serviço de gestão territorial na cidade de Campinas (SP). A decisão foi tomada pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e tem como objetivo suprir a crescente demanda pelos serviços.

? A ideia é ampliar os serviços na área de geotecnologias oferecidos pela empresa ? afirma Pedro Arraes. A criação da nova unidade foi discutida na última semana, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.

A nova estrutura funcionará administrativamente nos moldes de outras unidades de serviço, como a Embrapa Transferência de Tecnologia, a Embrapa Informação Tecnológica e a recém-criada Embrapa Quarentena. A unidade vai substituir o antigo Núcleo de Gestão Territorial Estratégico. O Serviço de Gestão Territorial Estratégico será coordenado pelo pesquisador Cláudio Spadotto, convidado pela direção da empresa a implantar a nova estrutura.

? Há alguns dias o ministério e a Embrapa buscavam o melhor mecanismo, respeitando a estrutura organizacional da empresa, para fortalecer essa área até porque as demandas desse serviço são freqüentes ? diz Pedro Arraes.

? Vamos dar maior flexibilidade ao atendimento às demandas vindas da Presidência da República, assim como de outros órgãos federais e estaduais.

Como uma unidade administrativamente descentralizada, o Serviço de Gestão Territorial Estratégico terá dentre suas atribuições a prestação de serviços de apoio a trabalhos relacionados a zoneamentos ecológicos e econômicos e a planos de manejo de áreas de proteção ambiental.