Monty Roberts encerra turnê no Brasil

Domador de cavalos ficou famoso pelo uso da doma racionalO domador de cavalos Monty Roberts, que ficou conhecido pelo uso da doma racional nos animais, terminou sua turnê pelo Brasil neste fim de semana. A demonstração da técnica é vista como uma aula para quem trabalha com cavalos e também como um espetáculo pra quem gosta de animais.

As apresentações foram na sexta e no sábado em São Paulo, na comemoração do centenário da Sociedade Hípica Paulista. Pessoas do país inteiro compareceram aos eventos, cujos ingressos variavam de R$ 350 a R$ 800.

Um toque, um gesto, um olhar. A técnica usada por Monty, também conhecido como Encantador de Cavalos, para domar cavalos virou tema de filme, ganhou o mundo e se transformou num espetáculo. O método tem por princípio a aproximação com o animal, sem violência. Join Up é o nome, que no Brasil ficou conhecido como doma racional ou gentil.

A gentileza começa com uma espécie de carinho para conquistar a confiança do animal. Depois, a demonstração de liberdade e uma sucessão de gestos, de posturas e até de olhares selam a confiança entre o homem e o cavalo. Como se trata de uma apresentação, Monty descreve cada passo do método à platéia. São pelo menos quatro, desde o primeiro toque no animal até a colocação da sela e a montaria.

? Ele mostrou os defeitos do cavalo e como você tem que corrigir estes defeitos e, fundamentalmente, sem violência, com total compreensão, paciência e jeito. Foi muito bonito ? disse o presidente da Sociedade Hípica Paulista, Francisco Leite.

A criadora de cavalos Bia Nicoreto estava presente em uma das apresentação e também concorda:

? É um marco. Porque é exatamente o divisor de águas de quando a gente não domava com tanto respeito. Tenho uma admiração tremenda. Aprendi muito com ele e toda a vez que o vejo, eu aprendo um pouquinho mais.

Monty Roberts já domou 13 mil cavalos no método da doma racional. Mais de dois milhões de pessoas já viram suas apresentações no mundo inteiro. A primeira delas, talvez tenha sido o pai dele. Aos sete anos de idade Monty mostrou ao pai que poderia dominar um cavalo sem usar a força ou violência. Foi aí que ele percebeu que tinha um dom. Hoje, aos 75 anos, ele encanta as pessoas fazendo isso.