Consórcio de Belo Monte afirma que povos indígenas foram ouvidos sobre usina

Segundo a empresa, medidas necessárias para diminuir impactos do empreendimento serão executadasO consórcio Norte Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, no Rio Xingu (PA), divulgou nesta quinta, dia 7, nota informando que os povos indígenas da região do empreendimento tiveram livre e amplo acesso ao projeto e aos respectivos relatórios de impacto socioambiental. O documento foi uma resposta a Organização dos Estados Americanos (OEA), que dois dias antes pediu ao governo brasileiro a suspensão do licenciamento. O documento da empresa também garante que eles participa

? Isto garantiu o livre arbítrio desses povos indígenas, quanto à decisão de apoiar a implantação da UHE Belo Monte, preservando seus direitos fundamentais, a sua qualidade de vida e a busca de proteção para os referidos povos ? informa a nota.

Segundo a empresa, todas as medidas necessárias para mitigar os impactos do empreendimento que foram apontados pelos estudos serão integralmente executadas e vão propiciar a manutenção das condições de vida das etnias que habitam a região do entorno da usina.