Indústria brasileira negocia parceria com a Venezuela para a exportação de máquinas agrícolas

Representantes da Abimaq se reuniram com ministros do governo Hugo ChavezA Venezuela pode ser o novo destino das exportações de máquinas e implementes agrícolas no Brasil. Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) se reuniram nesta semana com ministros do governo venezuelano para fechar uma parceria, que teria atenção especial com pequenos produtores.

De acordo com a Abimaq, o incentivo à compra de implementos agrícolas nas pequenas propriedades teria como objetivo reduzir a dependência dos Estados Unidos. Além disso, o governo Hugo Chavez estaria interessa em reforçar a industrialização do país e promover maior autonomia tecnológica.

Entre as prioridades, estaria o setor alimentício, no qual a dependência de importações supera os 80%. A intenção do governo da Venezuela seria construir cerca de 200 plantas industriais do Estado, das quais pelo menos 60 estariam voltadas para o processamento de alimentos. O restante atenderia setores como máquinas, vestuário, saúde. O investimento seria de US$ 3 bilhões.