Brasil e França se unem para representar agricultura familiar na próxima reunião do G-20

Países destacam a importância do setor para a segurança alimentarBrasil e França vão atuar conjuntamente para definir agenda de trabalho e um plano de ação para a agricultura familiar na próxima reunião G-20, grupo formado pelas 20 maiores economias mundiais, que será realizada nos dias 22 e 23 de junho em Paris. O anúncio foi feito essa semana, durante reunião do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o ministro da Agricultura, Alimentação, Pesca, Ruralidade e Gestão Territorial da França, Bruno Le Maire, realizada em Brasília (DF). Os minis

O encontro teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre as questões agrícolas para consolidar uma declaração ministerial conjunta entre Brasil e França e um plano de ação para ser apresentado na reunião agrícola do G-20. O encontro servirá de subsídio para a reunião dos presidentes do G-20, prevista para novembro, em Cannes na França.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Müller, lembrou que o Brasil tem uma atuação muito forte no G-20 e destacou temas como segurança alimentar e estabilidade dos preços de alimentos.

? Temos uma relação estratégica com a França, país onde a presença da agricultura familiar é muito forte. Temos desafios convergentes ? afirmou Laudemir.

? A agricultura familiar, produz 70% dos alimentos no Brasil e tem um papel central no crescimento sustentável de todos os países ? lembrou.

Le Maire afirmou que Brasil e França podem avançar muito na construção para de uma posição conjunta por serem importantes produtores agrícolas mundiais.

? Fiquei muito feliz em discutir a agricultura familiar. Na França, sou um defensor da produção familiar por questões econômicas de geração de emprego, de gestão do território e de preservação do meio ambiente.