Brasil quer reconhecimento internacional da cachaça para ganhar mercado externo

País produz 1,3 bilhão de litros de cachaça e exporta US$ 14 milhões por ano, de acordo com a Câmara SetorialO reconhecimento da cachaça como produto de origem brasileira é o principal desafio do setor para garantir mais acesso ao mercado internacional. O assunto foi discutido em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva, na quinta, dia 14, em Brasília.

O Brasil produz 1,3 bilhão de litros de cachaça e exporta US$ 14 milhões por ano. O maior importador é a Alemanha, seguida dos Estados Unidos. São Paulo lidera a produção no País.

De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Maria das Vitórias Cavalcanti, a maior parte da cachaça exportada do Brasil é engarrafada, a granel.

? Para que o produto chegue aos outros países com a mesma qualidade do que é vendido no Brasil, é importante continuar com as auditorias e análises ? recomendou.
 
O Projeto de Lei n° 1187, que trata da Lei da Cachaça, também foi debatido na reunião. Representantes do setor terão até o dia 20 de agosto para encaminhar sugestões ao projeto, pelo e-mail [email protected].

No dia 30 deste mês o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) analisarão as propostas. Está marcada para 3 de setembro, a reunião do grupo que apreciará o tema e a data da reunião extraordinária da câmara.