Procon intensifica fiscalização nos pontos de venda de peixes no RS

Com proximidade da Sexta-feira Santa, fiscais estão atentos para o prazo de validade e o congelamento dos pescadosO Procon intensificou a fiscalização nos pontos de venda de peixes no Rio Grande do Sul. Com a proximidade da Sexta-feira Santa, os fiscais estão atentos para dois itens muito importantes que devem ser observados pelo consumidor: o prazo de validade e o congelamento dos pescados.

Um termômetro a laser é o instrumento usado para verificar a temperatura. Ela pode ser medida até mesmo através do vidro do balcão da peixaria. Os fiscais do Procon percorreram sete bancas do Mercado Público de Porto Alegre, no centro da capital gaúcha.

Já deu pra notar que o pessoal tá se utilizando de uma maior quantidade de gelo e isso qualifica o condicionamento do produto e dá uma vida mais extensa a ele. Outra coisa que pode se perceber é que os funcionários já se adequaram ao uso de touca, uma cobertura para que impeça fios de cabelo de virem a contaminar a alimentação.

O Procon pode multar os pontos de venda que estiverem comercializando os produtos de forma irregular. O valor da multa varia de R$ 520 a R$ 7 milhões. O pescado resfriado precisa estar a uma temperatura entre meio grau negativo e dois graus negativos. Já os peixes congelados devem ser comercializados em temperatura inferior a dezoito graus negativos. O veterinário André Weiler Fonseca foi contratado pelas bancas no mês passado para ajudar no controle de qualidade.

? Existe uma norma que diz que tem que colocar 30% de gelo no balcão isotérmico. Isso já foi aprovado. Porém, o consumidor não consegue enxergar com essa proporção de gelo e acaba não levando o peixe ou dizendo que estão tentando burlar através do gelo. Então, até aproveito o espaço pra informar o consumidor que esse gelo é proteção para ele mesmo, uma conservação do produto ? diz Fonseca.

Na semana passada, a fiscalização percorreu os supermercados de porto alegre e um deles foi autuado. Nas bancas do mercado público, uma boa notícia: todas passaram no teste de qualidade do Procon.