Queda nos preços das commodities causa perdas para empresas do agronegócio

Baixas de ações de algumas companhias são de 30% só neste mêsAfetadas pela queda nos preços das commodities no mercado internacional, empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores de São Paulo passam por dificuldades. As baixas das ações de algumas companhias chegam a 30% só neste mês.

? Elas [empresas do agronegócio] seguem a tendência da Bolsa, principalmente no momento atual, em que há uma saída de investidores importantes, que são os estrangeiros ? afirmou o analista de mercado Milton Milioni, ao Agribusiness Online, nesta terça, dia 19.

Milioni explicou que, a saída de investidores provoca uma diminuição de valores nas ações. Como integrante desse mercado, o agronegócio também sofre as conseqüências.

? Mas [o setor] foi prejudicado também pelo preço excessivo pago por essas empresas no momento da abertura de capital. Agravando ainda para o agronegócio, algumas commodities estão perdendo preço no mercado internacional ? acrescentou.

O que pode minimizar essa trajetória de desvalorização é a alta do dólar. De acordo com analistas de mercado, a valorização da moeda americana frente ao real compensa as perdas relacionadas às commodities.

Estados Unidos

Milton Milioni acredita que a economia dos Estados Unidos ainda vai passar por um período de turbulência. O analista explicou que o principal problema ainda é o sistema financeiro e avaliou que ainda há bancos no país que estão em situação complicada.

? Mas o Federal Reserve [Banco Central dos Estados Unidos] tem atuado muito para defender o mercado dos bancos, como foi feito no Brasil com o Proer e fomos muito criticados na época, inclusive pelos americanos.

Milton Milioni acrescentou:

? O Proer resolveu no Brasil e o Proer americano vai resolver nos Estados Unidos. Eles estão colocando dinheiro no sistema financeiro para evitar um mal maior.