Em reunião nesta quinta, dia 21, foi ressaltada também a importância dos leilões para o escoamento de 40 milhões de litros de destilados de vinho. Só neste ano, a Conab realizou dois leilões com oferta de oito milhões de litros e, no fim deste mês, serão leiloados quatro milhões de litros.
Para o presidente da Câmara Setorial, Hermes Zanetti, essa medida contribui para que 150 milhões de quilos de uvas não fiquem nas parreiras.
? Na Serra do Rio Grande do Sul temos 15 mil famílias de minifundiários que cultivam uva. No mundo, existem cerca de cinco bilhões de litros de vinhos excedentes para exportação. Então, para competir com bons preços no mercado é importante que a Conab continue realizando esses prêmios de escoamento da produção ? explicou.
Mercado
No Brasil, 1,2 mil vinícolas ocupam 75 mil hectares, sendo 40 mil para produção de sucos e vinhos. Por ano, o país produz cerca de 350 milhões de litros de vinho. O Rio Grande do Sul é responsável por 90% desse mercado, o que beneficia diretamente 20 mil famílias de viticultores gaúchos.