Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega nove bibliotecas rurais para comunidades do Espírito Santo

Programa Arca das Letras já atendeu cerca de 1,7 mil cidades do paísO Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entrega na próxima quarta, dia 27, mais nove bibliotecas rurais para comunidades do município de Colatina, no Espírito Santo. As comunidades beneficiadas são Cabeceira de São Pedro, Piabas Sul, Santa Cruz, São Brás - Vale de Sta. Joana (duas bibliotecas), São João da Barra Seca, São Julião, São Luís da Barra Seca e São Pedro. A solenidade será realizada na Comunidade Barra de São Pedro.

Colatina participa do Arca das Letras desde 2007. Com mais esta entrega, o número de comunidades beneficiadas pelo Programa chega a 26. No Espírito Santo há, atualmente, 150 bibliotecas que atendem as famílias rurais e escolas famílias agrícolas (EFAs) do Estado.

Além da entrega de novas Arcas, serão capacitados 18 agentes de leitura. Moradores das comunidades beneficiadas, eles são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário, e a escolha é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas. Os agentes de leitura vêm contribuindo para a melhoria dos índices educacionais dos municípios por meio do incentivo à leitura em suas comunidades rurais. 

O programa

O Arca das Letras, criado em 2003, já implantou mais de 5,5 mil bibliotecas rurais em cerca de 1,7 mil municípios brasileiros. Os mais de 1,1 milhão de livros distribuídos beneficiaram cerca de 700 mil famílias. A administração das bibliotecas é feita por mais de 11 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades, além de apoiar o trabalho e valorizar a cultura no campo.

Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura.

O MDA conta com uma rede de parceiros nacionais que integram recursos e esforços para a disseminação do livro e da leitura no meio rural, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribui com a doação de livros.

Programação

Data: 27/08
Local: Comunidade Barra de São Pedro (Fazenda de Miguel Laureth), em Colatina (ES)
16h: Capacitação dos novos Agentes de Leitura
18h: Solenidade de entrega das bibliotecas e diplomação dos Agentes de Leitura