Gráfico: conheça o parque e saiba como chegar
? O pessoal que chega hoje já se surpreende pelo movimento de pessoas, de carros e outras coisas. Tá ótimo mesmo, né? ? comemora o tratador Artêmio Bogoni.
Alguns animais chegaram logo que os portões foram abertos, no início da semana.
? É bom por causa da adaptação, né? A viagem é longa, os animais se estressam muito. Então, como temos animais em concurso leiteiro, que é muito desgastante, é melhor vir um pouco antes, que dá tempo de recuperar bem os animais ? explica o tratador Elson Adriano Kleinert.
Os exemplares inscritos na feira passam de 6 mil, de 162 raças.
? A Expointer é um supermercado genético. Tu vem aqui, escolhe o produto e leva ? diz José Arthur Martins, chefe de Exposições e Feiras da Secretaria de Agricultura.
A partir de sábado cerca de 70 mil pessoas devem passar pelo parque diariamente. Os organizadores esperam movimentar mais de R$ 200 milhões até o final da semana que vem, o que representa 50% a mais do que na feira do ano passado.
? A Expointer tem um diferencial dos outros eventos agropecuários. Aqui tu compra de agulha até um avião ? destaca o diretor do parque, Paulo Demoliner.
Uma das grandes atrações deste final de semana será a final do Freio de Ouro. Os 44 machos e 44 fêmeas de cavalos crioulos provenientes do Brasil, Uruguai e Argentina passaram por 11 estapas classificatórias antes de chegar à final, e a competição máxima da raça vai apontar seus vencedores no domingo.
Foto: Ronaldo Bernardi