O mercado a termo é uma ferramenta de fixação de preços para venda futura em que o negócio é feito diretamente entre fornecedor e comprador, sem a necessidade de operações em bolsa de valores. Segundo Ãngelo Friguetto, o mecanismo é pouco adotado no Rio Grande do Sul, ao contrário de regiões como Sudeste e Centro-oeste.
? É uma modalidade que pode ser um excelente negócio e vamos divulgar essa comercialização para os pecuaristas.
Avaliação positiva
Friguetto destacou também a avaliação positiva recebida pelo Marfrig em relatório do banco Credit Suisse, divulgado recentemente. De acordo com a instituição financeira, a empresa foi beneficiada, principalmente, pela diversificação geográfica, que ajudou a sustentar os resultados no mês de agosto.
Ele disse que o posicionamento favorável já era esperado e resulta da forma estruturada com que a empresa tem crescido.
? O Marfrig tem procurado crescer de forma estruturada, diversificada, procurando dar o retorno esperado aos nossos investidores ? disse o gerente da empresa, que está em Esteio (RS), onde participa da Expointer.
Segundo Friguetto, as operações do Marfrig no Brasil abrangem desde o Estado de Rondônia até o Rio Grande do Sul. No mercado externo, há unidades produtivas na Argentina e no Uruguai.
Essa atuação no Exterior favoreceu a empresa nas relações com o mercado dos Estados Unidos, para o qual as exportações de carne bovina industrializada brasileira estão suspensas. Por meio das plantas nos vizinhos, as vendas para os americanos foram mantidas, informou Ângelo Friguetto.